Super Ranking: 1ª Rodada

Conheça o SUPER RANKING, o Power Ranking da Superliga 2016.

0
1028

Como já é de costume em competições americanas com NFL e College em que nem todos os times se enfrentam diretamente, o Power Ranking é uma forma indireta de comparar as equipes e seus desempenhos.

Da mesma forma que fizemos ano passado com a Super Copa SP, a cada rodada (até todas as equipes realizarem um número mínimo de jogos, 1, 2, 3…) vamos soltar um ranking com os 30 participantes da primeira edição da Superliga Nacional unificada de acordo com o desempenho, o aproveitamento e a força da tabela de cada time.

Embora os dois primeiros critérios sejam mais objetivos, como esse ano não teremos jogos inter-conferência e muitos times nunca sequer se enfrentaram, julgar a força da tabela não é nada fácil, mas como o objetivo do Ranking não é ser uma lista absoluta e oficial do campeonato, mas sim, gerar debate e discussão sobre ele, a subjetividade do ranking é apenas um ingrediente a mais.

Confira então o SUPER RANKING da primeira rodada da Superliga, com destaque para o TOP 15 da competição.

TOP 15

Encabeçando o primeiro Super Ranking, os Patriotas estrearam contra o frágil Cabritos e não tiveram piedade. Mesmo com todos os problemas do adversário, o time ainda seu preocupou em apresentar grande variação em seu ataque, contando com o trabalho sempre efetivo de sua OL.

Próximo confronto: 31/07 x Botafogo Reptiles

Assim com os vascaínos, o Flamengo começou sua jornada contra um capixaba, mas o desafio era um pouco maior. Contra os Tritões, no duelo entre os semifinalistas do TTD 2015, o time da Gávea mostrou uma superioridade inesperada, sabendo aproveitar as falhas do adversário, abrindo 28 pontos logo no primeiro tempo e fechando com uma vantagem de 3 posses.

Próximo confronto: 30/07 x Botafogo Challengers

Chegando como a grande surpresa do campeonato, o WSI é único com 2-0 até então. Os dois feitos do time tiveram desfechos parecidos, mesmo contra adversários bem diferentes. Nos dois jogos contra T-Rex e Brown Spiders, a vitória veio apenas nos segundos finais do último quarto, ambas pelas mãos do QB Igor Clemes. A campanha positiva evidencia a oportuna fusão entre a tradicional defesa do antigo Istepôs, com o ataque veloz do time revelação das últimas temporadas, o White Sharks.

Próximo confronto: 20 ou 21/08 x Foz do Iguaçu Black Sharks

Embora os Crocos tenham começado a Superliga com uma vitória magra, o 10 a 03 em cima do HP significa muito mais do que apenas entrar com o pé direito na competição.
Assim como na final do estadual, o jogo foi decidido nas trincheiras e principalmente nos detalhes e com uma das melhores defesas do país a frente, conseguir um TD e principalmente a vitória sobre os campeões paranaenses é uma tarefa que poucas equipes conseguirão cumprir.

Próximo confronto: 06 ou 07/08 x Brown Spiders

Abrindo oficialmente a Superliga, o Arsenal preparou um espetáculo não só depois do jogo, mas durante também. O time superou as perdas e as dúvidas sobre sua linha defensiva com a anulação de quase todas as jogadas ofensivas do Corinthians. Além disso, a aquisição do vulgo “The Rocket”, deu um gás a mais a equipe.

Próximo confronto: 07/08 x Campo Grande Predadores

Seguindo a tendência, a Lusa Lions também teve uma estreia emocionante. O duelo contra o Storm no último final de semana, foi muito mais equilibrado do que a final da SPFL, com o ataque do Storm mais preparado e a defesa mantendo seu ritmo. Ainda assim, os lusitanos mostraram sua força e o entrosamento de Catullo Góes com seus alvos foi crucial para derrotar novamente seu rival.

Próximo confronto: 07/08 x Sorocaba Vipers

Tudo um dia chega ao fim e invencibilidade de um ano e meio dos T-Rex não seria diferente. Assim com na maioria das 21 vitória conquistadas nesse tempo, o Rex começou melhor na partida contra o WSI. Mesmo assim, alguns erros no final da partida acabaram por deixar a vitória na estreia escapar. Com os pés no chão, no segundo confronto com o Juventude, o time corrigiu seus erros e mostrou mais tranquilidade no ataque, para conquistar sua primeira vitória.

Próximo confronto: 06/08 x Foz do Iguaçu Black Sharks

Além do WSI, quem surpreendeu na 1ª rodada foram os Caçadores. Encarando um dos melhores ataques do país e atual campeão brasileiro, o time não se abateu depois dos dois TDs inciais dos Espectros. Comandado pelo QB Romário Reis, a dupla gringa Talon Roggasch e T-Battle mostraram do que são capazes e acabaram virando a partida. Com esse ataque, os cearenses já começam a sonhar não só com o título da conferencia, mas assim como os Espectros, chegar no lugar mais alto do FABR.

Próximo confronto: 31/07 x América Bulls

O campeão paranaense revisitou na primeira rodada seu rival estadual, mas diferente da sua última conquista, o adversário foi melhor. Mesmo com a derrota, o HP se mostrou novamente uma equipe muito robusta, principalmente em seu setor defensivo. Em sua segunda partida, o time não tomou conhecimento do Black Sharks e conseguiu uma vitória arrasadora, equilibrando assim, seu retrospecto.

Próximo confronto: 06 ou 07/08 x Juventude FA

Em mais uma vitória contra os Pirates, os marinheiros não se intimidaram com os americanos e colocaram sua defesa para funcionar. Com o ataque dos piratas sem reação, o setor ofensivo dos Mariners tratou de dominar a partida. O novo QB Alex Niznak mesmo com o pouco tempo para se integrar no time, já mostrou que tem potencial para comandar a equipe, ainda mais contando com a agilidade de Lucas Adolfo no backfield.

Próximo confronto: 06 ou 07/08 x América Bulls

Depois de uma temporada nada positiva, com lesões e derrotas contundentes, a temporada 2016 começou um pouco melhor para os Reptiles.
Diante do campeão mineiro, o time travou uma longa batalha, touchdown por touchdown, mas acabou siando de BH com a vitória. O bom jogo de seu QB Mamão e a volta de seu RB Aluan fizeram a diferença e serão fundamentais para a sequência do campeonato.

Próximo confronto: 31/07 x Vasco da Gama Patriotas

Mesmo com o favoritismo dos Espectros para seu primeiro jogo, uma vitória dos Caçadores não era um feito impossível. Mas o que ninguém esperava era um desempenho tão ruim do atual campeão brasileiro. Os paraibanos começaram o jogo de forma avassaladora, logo com dois TDs de sua principal reforço Heron Azevedo, mas ao longo da partida o ritmo do ataque foi diminuindo, e o Espectro viu pela primeira vez os Caçadores terminarem o jogo a frente do placar.

Próximo confronto: 31/07 x Vitória FA

Outra decepção no início da temporada foram os capixabas. Com peças importantes saindo do time, o Tritões entrou campo em um ritmo bem diferente de outras temporadas. O time do Flamengo, percebendo isso, não hesitou em aproveitar e abriu uma vantagem 4 posses logo no segundo quarto. Mas na volta do intervalo, o time acordou pro jogo e com muito mais vontade conseguiu reagir. Embora insuficiente para uma primeira vitória, o ataque ainda possui boas peças e se conseguir o mesmo ânimo mostrado no segundo tempo, ainda pode sonhar com o bicampeonato.

Próximo confronto: 06/08 x Santos Tsunami

Se tem alguma equipe que não teve momentos fáceis nesse início da competição foi o time gaúcho. Na vitória contra o Brown Spiders, o time abriu uma diferença de apenas 6 pontos no segundo quarto pois acabou desperdiçando nada menos que três FG seguidos. Sendo assim a defesa caxiense teve que segurar essa vantagem durante todo o segundo tempo. Entre turnovers e erros dos dois times, o Juventude cumpriu a missão e ficou com a vitória. Já no segundo jogo, o time foi até Timbó e não segurou o poder ofensivo dos donos da casa. Mesmo com a defesa forte, a falta de segurança no ataque continua sendo um fator importante no desempenho da equipe.

Próximo confronto: 06 ou 07/08 x Paraná HP

Fechando o Top 15, o Storm encarou novamente o seu rival Lusa e mesmo estando a frente do placar o jogo todo, não evitou mais uma derrota.
O time soube consertar os erros do primeiro semestre e com um bom jogo corrido, dominou boa parte da partida. Embora a vantagem, o ataque adversário era superior e mesmo com toda pressão e as diversas interceptações obtidas, a vitória acabou escapando faltando 3 segundo pro fim de jogo. Apesar da derrota, a visível melhora do time é animadora e garante muito mais confiança pra sequencia do campeonato.

Próximo confronto: 06 ou 07/08 x Corinthians Steamrollers

Demais times:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here