FABR + História: A inspiração para o Cavalaria 2 de Julho

0
37
Reprodução Instagram Cavalaria 2 de Julho

O futebol americano nacional está fazendo sua história como um dos esportes coletivos que mais crescem no Brasil e também dos mais representativos, já que o campeonato nacional, a Liga BFA, abrange todas as regiões do País.

Mas além de sua própria história, o FABR também tem ligações históricas e conexões com suas regionalidades. É o que acontece com o time baiano do Cavalaria 2 de Julho. Antes, Vitória FA, o time rompeu com a equipe de futebol e  “Não queríamos colocar nada sobre o estado, a Bahia, para não ter a associação com estado da Bahia. Escolhemos a data, 2 de Julho, por conta da data da Independência da Bahia. O nome Cavalaria veio por conta da Maria Quitéria (heroína e comandante no movimento da Independência) e foi o escolhido”, explicou o head coach da equipe baiana, Armando Chaves.

Para marcar a data e atrelá-la à história baiana, o time fez uma série de postagens no Instagram para lembrar o momento histórico e explicar a inspiração de seu nome.

Visite as postagens do Cavalaria 2 de Julho e saiba mais!

View this post on Instagram

PERSONAGENS HISTÓRICOS DO 2 DE JULHO!⠀ ⠀ Nessa série de posts, iremos contar um pouco sobre as pessoas que tornaram o 2 de Julho de 1822 a data magna dos baianos. Até essa quinta (02/07), você fará um passeio pela história dos personagens que encarnamos ao levar em nossos símbolos suas cores e legados. Vem comigo!⠀ ⠀ MARIA QUITÉRIA⠀ ⠀ Talvez a mais conhecida personalidade do 2 de Julho. Quem passa pela Praça da Soledade localizada na Estrada da Liberdade (que ganhou esse nome justamente por causa do 2 de Julho), certamente já se deparou com sua imponente figura empunhando um sabre. A história de Quitéria vive em todos nós.⠀ ⠀ Maria Quitéria de Jesus, natural de Feira de Santana, começou sua jornada com uma fuga da fazenda de seu pai, após as notícias sobre as batalhas de independência do Brasil. No entanto, como era de se esperar de um Brasil colonial, a aderência de mulheres às fileiras militares era altamente limitada, resumindo-se a somente participações em quadros médicos. Mas Quitéria sabia que poderia fazer mais.⠀ ⠀ Tendo em vista essa limitação, decide assumir uma identidade masculina e participa ativamente das atividades da infantaria. Ela rapidamente se destaca na infantaria do exército brasileiro por sua bravura e intrepidez, o que atrai a atenção de seus comandantes e irmãos de armas. ⠀ ⠀ Posteriormente, o disfarce de Quitéria é revelado e sua coragem e feitos militares são reconhecidos pelo primeiro Imperador do Brasil, Dom Pedro I, que a confere a mais alta honraria da época: a Imperial Ordem do Cruzeiro.⠀ ⠀ Porém esse reconhecimento não se limitou somente à corte. Maria Quitéria é celebrada anualmente por seu povo, simbolizando a coragem e ousadia da mulher baiana. Sua história sedimenta nossa sociedade e seu legado é eterno. Salve Quitéria! ⠀ ⠀ #independenciadabahia #2dejulho #avantecavalaria #trabalhaeconfia ⠀ ⠀⠀⠀ @salvadorarenaclub @vidativaacademia @linha8barbearia @marcospaulo_coach @santabarbabarbershop @salaooval_fabr @fabrnetwork

A post shared by Cavalaria 2 de Julho FA (@cavalariafa) on

> Conheça resultados e muito mais sobre o time em nossa página especial

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMaior, Caçadores lança sua temporada virtual para 2020/2021
Próximo artigoCampeonatos de videogame agitam o cenário do FABR
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here