Destaque do Grupo Norte, Pyros busca “final inédita”

1
172
O Maringá Pyros é o grande destaque do grupo Foto: Santos Fotografia

Um dos campeonatos estaduais mais antigos do País chega a sua 12ª segunda edição. Foi no Paraná que o primeiro jogo disputado com equipamentos oficiais no Brasil aconteceu – no dia 25 de outubro de 2008, entre as equipes do Barigui Crocodiles (hoje Coritiba) e o Brown Spiders – o vencedor da partida, por 33 a 10. A data foi escolhida pelo Salão Oval para ser o FABR Day, comemorada pela comunidade do futebol americano como o seu dia nacional.

> Saiba mais sobre o panorama geral da competição

Como será o torneio em 2020

O torneio em 2020 contará com 15 equipes divididas em quatro grupos –  a sua maior edição até então. As três equipes que participam da BFA Elite estarão no “Grupo Elite”, e as outras 12 distribuídas geograficamente entre Norte, Oeste e Leste.

Os critérios para classificação aos playoffs são os mesmos de 2019, com os três times da “Elite” automaticamente classificados e outras seis vagas aos primeiros e segundos colocados dos outros grupos, com os dois piores segundos disputando um wild card. As oito equipes restantes passam às quartas-de-final.

> Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense 2020

Norte

O Grupo Norte conta com as equipes do Maringá Pyros, Londrina Bristlebacks, Guarapuava Darkwolves e UTFPR Wolves. O tradicional Pyros é o favorito, mas terá que tentar não ser surpreendido pelo embalo do retorno do Bristlebacks e das forças ascendentes do interior, personificadas nas alcateias do Darkwolves e Wolves. Quem serão dos dois classificados deste grupo?

Maringá Pyros

Após a semifinal do estadual 2019, o Maringá Pyros optou por não disputar a BFA Acesso no segundo semestre. Rafael Rosa, head coach, diz que “essa pausa foi importante para o time se estruturar tanto financeiramente, ser um clube com vida saudável financeiramente, trabalhar sem dívidas e oferecer melhor estrutura e conforto para os atletas.”

Também cita que a base da equipe de 2019 está mantida e ainda conta com o retorno de jogadores de destaque, como o histórico quarterback Bruno Myasaki. Além disto, o roster estará fortalecido após a parceria com a equipe do Campo Mourão Black Rams. Rosa ainda finaliza indicando que “a expectativa para 2020 é fazer uma boa campanha e de repente chegar a uma final inédita.”

Londrina Bristlebacks

O Londrina Bristlebacks chegou à semifinal do paranaense em 2016 e 2017 e ainda teve uma boa participação na Taça 9 de Julho de 2017, mas não participou do estadual 2018 e de campeonatos regionais em 2019. João Emilio Moreira, vice-presidente, relata que a equipe passou por restruturação dentro e fora de campo, observando bom desenvolvimento com a mescla de atletas experientes e novos.

Com o retorno de alguns atletas após período de lesão, a saída de outros pelo mesmo motivo e reforços para a Comissão Técnica, os objetivos para o estadual incluem a classificação aos playoffs. “Já que em 2019 não tivemos um bom desempenho, é importante buscarmos uma melhora em relação ao ano anterior”, finaliza.

Guarapuava Darkwolves

O Guarapuava Darkwolves estreou no futebol americano em 2018. Em 2019, conseguiu sua primeira vitória da história no estadual e a classificação para a semifinal da Copa Sul no segundo semestre. Tiago Bomfim, head coach, cita que o desafio para 2020 é continuar esse bom trabalho, classificar a equipe para os playoffs e consolidá-la ainda mais no cenário estadual.

Acrescentou que o plantel é basicamente o mesmo de 2019, com alguns reforços em setores importantes. “Esse ano nosso time conta com uma mescla de jovens atletas e atletas mais experientes. Espero que essa combinação nos traga sucesso”, finalizou.

UTFPR Wolves

O UTFPR Wolves estreou em competições na Copa Sul 2019, onde enfrentou times mais tradicionais e foi derrotada nas três partidas. No entanto, o presidente Vinícius Moura Oliveira relata que a experiência foi proveitosa e a evolução observada motivou a equipe a ingressar no campeonato estadual, onde a expectativa é manter seu desenvolvimento e alcançar bom desempenho dentro e fora de campo, conquistando algumas vitórias.

 

> Todos os detalhes do Grupo Elite do Campeonato Paranaense 2020

> Saiba tudo sobre o Grupo Oeste do Campeonato Paranaense 2020

> Confira os detalhes do Grupo Leste do Campeonato Paranaense 2020

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here