Campeonato Paranaense chega à 12ª edição maior do que nunca

Com Maurício da Silva Jr.

4
321
Arte: divulgação FPFA

Um dos campeonatos estaduais mais antigos do País chega a sua 12ª segunda edição. Foi no Paraná que o primeiro jogo disputado com equipamentos oficiais no Brasil aconteceu – no dia 25 de outubro de 2008, entre as equipes do Barigui Crocodiles (hoje Coritiba) e o Brown Spiders – o vencedor da partida, por 33 a 10. A data foi escolhida pelo Salão Oval para ser o FABR Day, comemorada pela comunidade do futebol americano como o seu dia nacional.

Como será o torneio em 2020

O torneio em 2020 contará com 15 equipes divididas em quatro grupos –  a sua maior edição até então. As três equipes que participam da BFA Elite estarão no “Grupo Elite”, e as outras 12 distribuídas geograficamente entre Norte, Oeste e Leste.

Os critérios para classificação aos playoffs são os mesmos de 2019, com os três times da “Elite” automaticamente classificados e outras seis vagas aos primeiros e segundos colocados dos outros grupos, com os dois piores segundos disputando um wild card. As oito equipes restantes passam às quartas-de-final.

Segundo Leonardo Siqueira, assessor de imprensa da FPFA, a principal expectativa da entidade para esta edição é fortalecer as equipes do interior. “A nossa intenção como federação é fomentar o esporte, e a gente acredita que dividindo desta forma [times da BFA separados dos demais] isso aconteça”.

Acrescentou que a distribuição dos grupos busca confrontos nivelados. “Quando você olha para as divisões, é difícil prever quem exatamente vai vencer os jogos”. Também ressaltou que a federação mantém para 2020 a parceria com a rede RIC, afiliada da Record no estado, com transmissão online de diversas partidas, e adiantou que buscam expandir esta parceria ainda para esta edição.

Palavra do especialista: Croco favorito

Vinícius Basso, do portal FA Paranaense, também concorda com o atual formato do campeonato, evitando confrontos entre as equipes da “Elite” e os demais. “Grandes goleadas pouco significam para os times de maior expressão, não dá pra se tirar algo de muito relevante tecnicamente. E, também, muito pouco se aprende pelo time derrotado”, argumenta.

Questionado a respeito dos candidatos ao título, Vinícius observa favoritismo do Crocodiles diante do fortalecimento da boa equipe de 2019 com os novos reforços apresentados. No entanto, ressalta que Paraná HP e Brown Spiders também estão fortes na briga. “HP tem a mesma base e vem com um front seven ainda mais poderoso, além da secundária comandada pelos irmãos Kvas e pelo Bruno Sgarioni. Já o Brown Spiders conseguiu reforçar o corpo de wide receivers. Isso somado à forte defesa comandada pelo ótimo head coach Wayne Lucero”, comenta.

> Todos os detalhes do Grupo Elite do Campeonato Paranaense 2020

> Conheça o Grupo Norte do Campeonato Paranaense 2020

> Saiba tudo sobre o Grupo Oeste do Campeonato Paranaense 2020

> Confira os detalhes do Grupo Leste do Campeonato Paranaense 2020

Retrospecto dos participantes

>>>Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense 2020<<<

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here