Broncos e Vingadores fazem história na Arena da Amazônia

2
531
A Arena da Amazônia receberá o seu terceiro jogo de futebol americano na história: a final da Liga BFA Norte entre Manaus Broncos e Vingadores FA Foto: Portal da Copa

O futebol americano nacional, se fosse reduzido a apenas uma palavra, uma delas poderia ser “sacrifício”. Graças ao sacrifício de jogadores e times, o FABR é simplesmente o esporte coletivo nacional com maior representatividade geográfica entre a Elite e Acesso. E a Conferência Norte da Liga BFA 2019 é a personificação deste sacrifício.

Ainda sem cruzamento com as outras regiões do Brasil, a integração entre seus dois grandes pólos é um grande feito. Manaus e Belém, Amazonas e Pará, estão na final desta Conferência continental, com o mais lindo palco dos Bowls deste ano – a Arena da Amazônia, que receberá, neste sábado, a final entre o local Manaus Broncos e o visitante Vingadores FA. A partida terá transmissão ao vivo do Salão Oval, com narração e cobertura completa in loco.

> Confira tudo sobre a Liga BFA Norte 2019

Vencedor no modo NBA

O futebol americano do Amazonas começou a Liga BFA Norte com cinco representantes. Mas as equipes foram sucumbindo às adversidades antes mesmo do campeonato. North Lions, uma força em ascensão no estado, e o Manaus Raptors não cumpriram com exigências da Liga e foram excluídas. Já o Amazon Black Hawks não tinha atletas suficientes.

Com isso, sobraram o Manaus Broncos e o tradicionalíssimo Manaus Cavaliers, pentacampeão amazonense. A saída foi fazer uma melhor de cinco jogos. “Tivemos uma disputa diferente esse ano, e até agradeço a BFA, em nome do Marcelo Bruno, presidente da Liga, por ter tido paciência e reconhecido o esforço que Broncos e Cavaliers fizeram para manter a chama do futebol americano do Amazonas. Vencemos a melhor de cinco (3 x 1) e a nossa maior missão nesta final, que para mim é mais importante do que o título, é ter o reconhecimento da Liga BFA como uma equipe com condições de participar do principal campeonato da modalidade no Brasil. Porém, vencer a Conferência Norte seria fantástico, ainda mais em cima do Vingadores, que hoje é a melhor equipe de futebol americano do norte do País”, explica e reconhece o mérito do adversário o presidente Renner Silva.

O polivalente Talyson, do Manaus Broncos, já foi campeão brasileiro pelo T-Rex em 2015.
Foto: Los Santos

Para tentar bater o pentacampeão paraense, Renner destaca vários setores da sua equipe: “Esse ano tivemos unidades como destaques, com uma evolução técnica muito significativa. Pra começar, a nossa linha ofensiva que conta com nomes como Thiago Botinelly, Paulo Abreu, Rodrigo Hércules e o Novato Thomas superaram todas as expectativas e deram muito tempo para o Fernando Brandão organizar as jogadas ofensivas (o quarterback fez três touchdowns nos quatro disputados jogos contra o Cavaliers).

A defesa ganhou reforços vindos do North Lions, como o linebacker Lucas Alencar. Além disso, Renner também destaca Leandro Santana, Jonatha Facó e Alexandre Nery “que realmente mostram muito vigor físico e agressividades nas trincheiras”. A dupla de running backs também tem destaque, com 313 jardas corridas por Kilson Mariano e o polivalente Talyson Katole.

Um desafiante pentacampeão

O Vingadores pode ser o visitante na grande final, mas vem embalado por nada menos do que cinco títulos estaduais e ainda de quebra, conseguiu derrotar o Remo Lions, que carimbou sua faixa estadual logo na estreia da BFA Norte. O troco dos heróis ornamentados pela pintura marajoara veio na decisão para chegar à final da Conferência Norte, com o triunfo por 31 a 20.

O caminho até a final na Arena da Amazônia parece uma ótima apoteose para toda a história da equipe, como indica o head coach Erick Machado: “Sem dúvida o planejamento da equipe desde o início do ano foi para esse momento. O objetivo para o ano que vem é desempenhar um bom trabalho na BFA Elite, um trabalho de evolução e equiparação às melhores equipes do País”, antecipa.

O quarterback Danilo Brito está em ótima fase pelo Vingadores
Foto: Rodrigo Pinheiro / Vingadores FA

O time trouxe como novidade, na segunda partida, o bicampeão brasileiro pelo Corinthians Steamrollers (2011-12), o quarterback americano KC Frost. Mas por não ter cumprido 50% dos jogos, não poderá atuar na final. Em seu lugar, como destaque da campanha da equipe, o brasileiro Danilo Brito assumiu o ataque, fazendo nove touchdowns e 390 jardas aéreas. “O KC é um cara excepcional, por mais curto que tenha sido o tempo em que pudemos treinar juntos, a experiência que ele possui agregou muito na forma como vemos o FA. Não tivemos tempo de extrair tanto conhecimento como gostaríamos. Porém, cada conversa e treino juntos pudemos aprender o necessário para evoluirmos bastante”, explicou.

Outro destaque do time é o wide-receiver Maurício Vulcão, com seis touchdowns recebidos.

Um grande palco para o futebol americano do Norte – A Arena da Amazônia

A final será mais do que apenas um jogo de futebol americano. O Manaus Broncos, organizador, promoverá bazares e praças de alimentação no grande espaço da Arena da Amazônia, com muito conforto para a torcida.

Enquanto isso, no campo, os jogadores terão que lidar com a pressão de atuar em um grande palco esportivo. Para o Manaus Broncos, já será a terceira vez. Em duas finais estaduais, o time acabou derrotado pelo rival North Lions. “A Arena da Amazônia traz boas e más lembranças, pois ainda não vencemos no maior palco do esporte nortista. Ainda saliento que 70% da equipe não participou dos jogos de 2016 e 2017 na Arena, e isso pode ser algo que pode nos atrapalhar, mas o Paulo Barcelos (head coach) saberá conduzir tudo isso”, explica Renner.

Os paraenses também apontam para a ansiedade, como coloca o wide-receiver Vulcão: “Jogar em um estádio de Copa do Mundo com certeza gera uma ansiedade grande em diversos atletas. Já jogamos algumas vezes no Mangueirão (maior estádio de Belém) que tem ótimas condições para jogo. Mas na Arena Amazônia, a expectativa é maior por toda a estrutura que foi vista nos jogos da Copa”, explicou.

Serviço – Final da Conferência Norte da Liga BFA 2019 – Manaus Broncos x Vingadores

Quando: Sábado, 30 de novembro, às 16h (horário local) / 17h – horário de Brasília

Onde: Arena da Amazônia – Manaus

Entrada gratuita

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPlacar FABR – 23 e 24 de Novembro
Próximo artigoNo “Vale da Morte”, Rex recebe o melhor Tubarões de todos os tempos
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui familia do mauricio vulcão assistindo o jogo.
    Que legal essa transmissão,dando apoio para os atletas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here