Challengers desafia Galo no duelo dos invictos

0
221
O americano Parris Lee é a grande preocupação do Challengers para enfretnar o Galo FA em casa Foto: Facebook Galo FA

Os dois campeões dos principais campeonatos nacionais de 2018 farão o duelo dos invictos em Ribeirão, neste sábado (10), pela Liga BFA 2019. O Ribeirão Preto Challengers, campeão da Liga Nacional 2018, será o anfitrião e literalmente desafiante diante do campeão da BFA 2018, o Galo FA, melhor equipe de futebol americano do Brasil na atualidade.

14 jogos de invencibilidade

O Ribeirão Preto Challengers voltou à elite do futebol americano nacional depois de dois anos afastados. E chegou bem, derrotando em casa um dos mais tradicionais times paulistas, o São Paulo Storm. “O fato de ter vencido o Storm, um time tão tradicional em São Paulo, que sempre esteve entre os melhores, ajudou para mostrarmos que nível estamos hoje, que conseguimos sim bater de frente com os grandes times e também o que precisávamos acertar e melhorar ainda esse ano”, explicou Chico Araújo, head coach da equipe do interior de São Paulo.

Depois de um 2018 perfeito, o degrau subiu para o final da escada para o Challengers, que irá enfrentar o atual campeão da competição. “Agora, mudou tudo, tanto os adversários como a nossa própria equipe também. Tivemos uma boa rotação no elenco, com saída de jogadores veteranos e a vinda de novos jogadores, novatos e veteranos no esporte. Então, todos sabem que tudo que fizemos ano passado não vai mudar nada para nós esse ano. Temos que buscar tudo de novo, trabalhar mais duro que ano passado se quisermos jogar uma BFA pra ganhar e não apenas participar”.

Chico também analisou os pontos fortes do campeão e crê que a velocidade é chave para tentar vencer: “Quem assistiu o último jogo do Galo conseguiu ver que no ataque o ponto mais forte é o jogo corrido, com uma OL muito forte e o melhor running back na BFA hoje (Parris Lee). Ficou bem claro que se não conseguir parar o jogo corrido deles, vai ser bem difícil ganhar essa partida. No lado defensivo, mesmo com todas as mudanças que o Galo teve, o time ainda se mostrou bem rápido e agressivo. Então, sabemos que para ter alguma chance, precisamos aumentar a velocidade com que tudo acontece em campo, leitura, movimentação, decisões, passes etc”.

17 jogos de invencibilidade… ou…

O atual time do Galo FA é o projeto concebido em 2016 como GET Eagles e que já teve várias mudanças de nome. Primeiro, BH Eagles (até 2017). Depois, Sada Cruzeiro (campeão nacional em 2017). E a partir de 2018, é a equipe de futebol americano do Atlético Mineiro. A considerar todas suas encarnações, o projeto tem nada mais do que 37 jogos de invencibilidade, o que estaria perto um recorde nacional (atualmente nas mãos do Corinthians Steamrollers – 38 jogos invicto entre 2011 e 2013). Como Galo, o time tem todos os jogos de sua existência como vitórias, ou seja, 17 partidas.

Para a partida de sábado, o head coach alvinegro Rodolfo Negro lembra que os times Challengers e Eagles já se enfrentaram, no México, na segunda edição do Torneio Guerrero de los Andes (ou comumente chamado de Copa América): “Será um jogo histórico, já que foi o jogo da final da Copa América. E é pessoal para mim, pois tenho grandes amigos no Challengers, como Bambam (compatriota mexicano), Ducatti (presidente e tight-end). Mas vou pela revanche do ano passado, que perdi contra o Challengers (na semifinal da Liga Nacional, Negro era head coach do Gaspar Black Hawks)”.

Após a difícil estreia contra o Tritões, vindo de uma turbulência na definição dos quarterbacks e a efetivação como head coach, Negro acredita que a equipe está melhor preparada e não garante titularidade a ninguém: “Vocês verão um time diferente da estreia, pois tivemos três semanas para ajustar o time completo. Hoje (quinta, 8), vou decidir quem serão os titulares, não somente o quarterback, mas de todas as posições, pois, como já te disse, este time não tem estrelas e os jogadores tem que lutar para ganhar seu lugar”, sentenciou.

> Confira mais sobre a Conferência Sudeste em nossa página especial

Serviço – Ribeirão Preto Challengers x Galo FA – Liga BFA 2019

Quando: Sábado, 10 de agosto, às 15h

Onde: Campos Moura Lacerda, em Ribeirão

Ingressos: Saiba mais nas mídias sociais do Challengers

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNa disputa por protagonismo, Leões desafia Tubarões
Próximo artigoAgenda FABR – 10 e 11 de Agosto
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here