Por “efeitos borboleta”, Congresso de FA chega à 3ª edição

0
462
Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos. Segundo a cultura popular, na teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

Em meio à temporada da BFA em 2018, em agosto, o coach de linha ofensiva do América Locomotiva (MG) Ítalo Mingoni estava em Salvador, passando seus conhecimentos ao time do Cavalaria 2 de Julho. Tal contato do mineiro com o head coach baiano Armando Chaves aconteceu devido ao 1º Congresso Brasileiro de Futebol Americano, que chega agora em janeiro a sua terceira edição. O contato interestadual resultou até mesmo em um programa no Youtube, o “Fala Coach”.

Tais consequências resultantes do Congresso são chamadas pelo idealizador, Lucas Rossetti, de “efeitos borboleta”, “incalculáveis”, em sua opinião. Além do intenso networking surgido entre os mais diferentes técnicos do futebol americano nacional, o Congresso Brasileiro de Futebol Americano ganhou até mesmo uma edição-extra, voltada para gestores.

“O ‘derivado’ surgiu de uma demanda na cobrança e desejo dos participantes do Congresso, eles queriam diretores mais bem preparados e esse ano por volta de setembro teremos a 2º Edição do Encontro de Gestores”, explica Rossetti, atualmente também head coach do Palmeiras Locomotives.

Novidades da terceira edição

A terceira edição nos dias 26 e 27 de janeiro, acontece novamente em São Paulo, e continua mesclando palestras acadêmicas com táticas e técnicas específicas do esporte, como destaca Rossetti. “Entre os palestrantes posso destacar dois como exemplo: um é o Professor Walter Correia, que vem falar sobre psicologia esportiva e, como sempre as palestras de professores da USP são mudanças de vida para nossos participantes. Outro, na parte de Futebol Americano específico, temos um sonho antigo do Congresso que é o coach Clayton Lovett, com vasto trabalho no desenvolvimento do FABR e atual Coordenador de Defesa do Brasil Onças”.

Ainda há vagas para inscrição, com descontos especiais para quem vem em grupos ou comissões técnicas específicas: “Nesse ano, a grande novidade é a possibilidade de comprar entradas em grupos com desconto, o que ajudou muito as comissões técnicas a virem em massa. Houve uma mudança de público na questão com os grupos. Vemos mais CTs vindo cheias e isso é muito bom!”, analisa organizador.

Programação oficial do Congresso Brasileiro de Futebol Americano.
Programação oficial do evento.

Serviço – 3º Congresso Brasileiro de Futebol Americano

Quando: 26 e 27 de Janeiro
Onde: São Paulo – Mover-se Escola de Movimento – Rua Doutor Fernandes Coelho, 106, Pinheiros (próximo ao Metrô Faria Lima – Linha 4 Amarela)
As inscrições são feitas através do site famanager.com.br/congresso

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRetrospectiva dos Campeões em 2018
Próximo artigoPatriotas e Reptiles unem forças em novo time: Vasco Almirantes
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here