Liga Nacional: classificados, quem tem chance e eliminados

1
1703
Classificados, quem tem chance e eliminados da Liga Nacional Arte: Cesar Freitas / Salão Oval

A Liga Nacional de Futebol Americano caminha para mais da metade de sua fase regular e algumas definições lá aconteceram ao entrarmos no mês de setembro. Para deixar tudo mais claro para todos, vamos fazer uma análise sobre quem já está classificado para os playoffs, quem ainda tem chances e que já está eliminado.

CLASSIFICADOS (dentro do retângulo verde)

Utilizando os critérios do Regulamento da Liga Nacional 2018 (que você pode acessar clicando aqui), vamos aos classificados.

> Divisão Norte: No Norte, há quatro vagas em disputa, duas para o Grupo A, duas para o Grupo B. Os primeiros colocados enfrentam os segundos colocados e os vencedores fazem a final de divisão.

Com quatro vitórias nos quatros jogos pelo Grupo B, o tetracampeão paraense Vingadores já garantiu o primeiro lugar do Grupo B da divisão. Com vitórias sobre Remo Lions e Paysandú Lobos e o confronto entre ambos na rodada final, o Belém Titans também já está classificado como segundo colocado do Grupo B.

No Grupo A, o manauara, tudo ainda está em aberto (clique e confira a classificação da Divisão Norte).

Invicto, o Vingadores já garantiu o primeiro lugar do Grupo B da Divisão Norte
Foto: Rodrigo Pinheiro

> Divisão Centro-Oeste: na divisão com menor quantidade de times, só cinco, o Rondonópolis Hawks (3-0) garantiu uma das duas vagas ao permanecer invicto na vitória contra o Goiânia Saints. Só o Sinop Coyotes ameaça o sua posição atual como primeiro colocado (clique e confira a classificação da Divisão Centro-Oeste).

> Divisão Sul: Com os resultados de hoje, todos as seis vagas foram preenchidas, mas não a sua ordem nos seeds. Segundo o regulamento, as vagas são para os campeões de cada Grupo (5, 6 e 7) e seus segundos colocados.

Como não há mais possibilidade de empate triplo e o primeiro critério desempate entre equipes que já se enfrentaram é o confronto direto, todos os segundos colocados levam exatamente essa vantagem em relação aos terceiros.

Portanto, Santa Cruz ChacaisIjuí Drones(Grupo 5),Black HawksMaringá Pyros(Grupo 6) e Porto Alegre Gorillas Armada FA(Grupo 7), já estão classificados. As partidas restantes servirão para definir os seeds de 1 a 6. (Clique e confira a classificação da Divisão Sul)

> Divisão Sudeste: a região com maior número de participantes (12) também é a mais aberta de todas. Nos Grupos 1, 2 e 3, não há definição. Já no Grupo 4, Challengers e Betim Bulldogs já estão classificados, mesmo com 2-0. Isso porquê ambos já derrotaram o Spartans (1-2) e os invictos irão se enfrentar.

Ou seja, um deles, mesmo na pior hipótese, ficará com a campanha 3-1 e o outro poderá empatar em 2-2 com o Spartans. Como o critério desempate entre duas equipes que já se enfrentaram é o confronto direto, o Spartans não consegue eliminar nenhum dos dois. O Uberaba Zebus, com o W.O., está eliminado da competição (clique e confira a classificação da Divisão Sudeste).

AINDA COM CHANCES (dentro do retângulo laranja)

> Divisão Norte: Se no Grupo B, no Pará, as duas vagas já estão definidas com Vingadores e Titans, no A, no Amazonas, está tudo em aberto. Isso porquê pode haver um empate triplo e várias possibilidades entre os cinco integrantes: Manaus BroncosManaus CavaliersNorth LionsLobos Guerreiros e Manaus Raptors (clique e confira a classificação da Divisão Norte).

> Divisão Centro-Oeste: com o Rondonópolis Hawks já classificado e o Operário Gravediggers excluído, o jogo entre Sinop Coyotes e Goiânia Saints definirá quem ficará com a outra vaga. Para o Galaxy Football, só uma improvável e determinada vitória expressiva dos novatos goianos sobre o Sinop pode colocá-los nos playoffs. Mas, matematicamente, ainda há chances para os três (clique e confira a classificação da Divisão Centro-Oeste).

> Divisão Sul: todos os times com chances já estão classificados, como demonstrado no tópico CLASSIFICADOS (Clique e confira a classificação da Divisão Sul)

> Divisão Sudeste: com apenas o Grupo 4 definido (Challengers e Betim Bulldogs classificados), todas as equipes dos Grupos 1 (Macaé OilersContagem InconfidentesDark Owls FA e Espírito Santo Black Knights), 2 (Palmeiras LocomotivesVolta Redonda Falcons e São Paulo Monsters) e 3 (Nova Serrana ForgedsPouso Alegre Gladiadores e Mooca Destroyers) que não tenham três jogos e três derrotas ainda têm chances (clique e confira a classificação da Divisão Sudeste).

Os mineiros do Nova Serrana Forgeds estão invictos e com boas chances de chegar aos playoffs
Foto: Chiarini Jr.

ELIMINADOS (dentro do retângulo vermelho)

> Divisão Norte: com Vingadores e Titans já classificados no Grupo B, Remo LionsPaysandu Lobos e Tupinambás FA já estão eliminados (clique e confira a classificação da Divisão Norte).

> Divisão Centro-Oeste: excluído, o Operário Gravediggers é o único eliminado da Divisão.

> Divisão Sul: com todas as vagas de classificação já preenchidas e o Curitiba Lions em W.O. (Grupo 7), os eliminados são Bento Gonçalves Snakes e Foz do Iguaçu Black Sharks (Grupo 5), Brown Spiders e Corupá Buffalos (Grupo 6) e Miners FA (Grupo 7) (Clique e confira a classificação da Divisão Sul).

> Divisão Sudeste: sem vitórias em três partidas, Sorocaba Vipers e Blaze FA são os únicos ainda na disputa no Sudeste sem chances de classificação. Além deles, o Uberaba Zebus, por W.O., está eliminado da competição.

O tradicionalíssimo Brown Spiders, uma das mais antigas equipes do Brasil, caiu da BFA para a Liga Nacional e não passará sequer aos playoffs para ter chance de voltar à elite.
Foto: Thais Marques Fotografia Esportiva

Complicado? Sim, é. Para entender mais como serão os playoffs, confira o regulamento da Liga Nacional aqui mesmo, em nosso site.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPlacar FABR – 1 e 2 de Setembro
Próximo artigoMiners FA desiste da Liga Nacional
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here