Galo vence no Canindé e conquista divisão

1
466
Foto: Rodrigo Silva

Em duelo pela liderança da divisão Oeste e da Conferência Sudeste da BFA, o Galo FA foi até São Paulo enfrentar a Portuguesa, em confronto de campeões estaduais. O time mineiro começou melhor abrindo vantagem, mas a Portuguesa conseguiu se recuperar no segundo tempo, com grandes campanhas. No final, sob forte chuva, os visitantes saíram com a vitória por 44 a 20 e a liderança da chave. Com o placar, os mineiros garantiram o seed 1 dos playoffs do Sudeste.

O jogo

No primeiro tempo, o ataque lusitano teve muitos problemas para avançar, além de sofrer dois turnovers seguidos. Em sua primeira campanha, o time não conseguiu a primeira decida e devolveu a bola.

Com seu corpo ofensivo em campo, o time mineiro não tardou em abrir o placar. Depois de usar o read option duas vezes para avançar o campo com os pés, o quarterback Alvaro Fadini lançou ao receiver João Pedro Conrado, em passe curto. A 36 jardas da endzone, Conrado se livrou de um tackle, rasgou pela lado direito e marcou o primeiro touchdown da partida. Charlston Charles, o “Chaw”, acertou o ponto-extra. 7 a 0.

Após um touchback, o ataque paulistano voltou a campo, porém a campanha novamente não durou muito. Em uma terceira para três jardas, Murilo Marim tentou uma corrida, mas o lineman do Brasil Onças Marcos Tuleba veio em grande velocidade, efetuou um forte tackle, forçando o fumble recuperado pelo Galo.

Já próximo a redzone, bastou apenas um snap para Álvaro Fadini correr com a bola, atravessar as trincheiras e a secundária adversária e chegar a endzone. Chaw acertou seu segundo chute. 14 a 00.

No primeiro snap do drive seguinte, Catullo lançou Seiya, antes da linha de first down. O wide-receiver escapou de dois tackles, mas quase como um déjà vu, no terceiro soltou a bola, resultando em novo fumble recuperado pelo Galo. Após uma conexão entre Fadini e Victor “Mega”, Parris Lee furou a linha defensiva da Lusa e marcou seu décimo segundo touchdown na competição. Na conversão, Fadini encontrou o mesmo Lee na endzone, em passe preciso, colocando mais dois pontos no placar. 22 a 00.

Depois de três campanhas ruins, a equipe da Portuguesa demonstrou calma e conseguiu se recuperar na partida. Em uma sequência de erros da defesa mineira, os donos da casa conquistaram o primeiro first down devido a uma falta pessoal. Em boa leitura, Catullo viu uma falha na secundária, conectou o recebedor Luis Domingues, livre, que cruzou o campo de ataque, recebeu a bola e correu até o touchdown. Extra-point correto de Buzz – 22 a 07.

Além do ataque, a defesa da Portuguesa também conseguiu evoluir durante a partida, forçando punts e impedindo avanços terrestres. Porém, antes do intervalo, o punter do time rubro verde teve seu chute bloqueado, recuperado já dentro da endzone pelo defensor Rox. Ponto-extra convertido. 29 a 07.

No terceiro quarto, o ataque do Galo começou com a bola e decidiu inaugurar o período com uma big play. Fadini soltou o braço, em um passe bem recebido por Mega, antes de sair pela lateral. Depois de recuar por faltas, Fadini escapou da pressão e em passe preciso conectou Rudá Andrade para mais um touchdown. Chute correto e 36 a 07.

Em longa campanha, o Galo ainda pontou mais uma vez antes do último quarto, novamente com corrida do americano Parris Lee. Na conversão, Pedro Médici recebeu o snap e conseguiu se espreitar pela direita marcando mais dois pontos. 44 a 07.

Mesmo com a vitória bem distante, a Portuguesa teve no último quarto seu melhor momento da partida, engatando dois ótimos drives com pontuação. Primeiro, depois de explorar bem seu corpo de recebedores com passe para quatro receivers distintos, Catullo lançou a bola até Guilherme Jesus, que escapou de dois duros tackles de forma milagrosa e mergulhou para endzone. 44 a 14 após o chute.

O mesmo Jesus fechou o placar, depois de uma campanha longa em um passe em profundidade. Em baixo de chuva, o wide-receiver recebeu a bola de costas em cima da goal line, marcando seu segundo touchdown. XP errado e fim de partida. 44 a 20.

Próximos jogos

Com vaga garantida, o Galo fecha a primeira fase diante do Vasco Patriotas em casa. Já o time lusitano concluiu sua campanha na primeira fase com quatro vitórias e duas derrotas e aguarda a última rodada para saber se voltará aos playoffs nacionais após ficar fora da disputa em 2017.

> Confira a agenda, resultados e classificação da Conferência Sudeste da BFA

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here