Guia da BFA 2018 – Conferência Nordeste

27
763
Conheça os detalhes dos times que disputam na elite do futebol americano nacional, a BFA - Conferência Nordeste

A Conferência Nordeste é uma das mais prestigiadas pelo público, uma das mais disputadas até sua fase final, mas que sempre terminou com o mesmo campeão. Por oito vezes, o João Pessoa Espectros impôs sua soberania no esporte no Nordeste, apesar de ter perdido algumas partidas na fase regular. A grande pergunta que ainda não encontrou resposta é: quem pode derrubar o Espectros?

Nos últimos anos, Ceará Caçadores e Recife Mariners, os times que derrotaram os paraibanos em partidas da fase regular, foram os desafiantes mais próximos. No entanto, neste ano, ambos os times parecem estar menos reforçados que na temporada passada: os cearenses perderam os irmãos Reis – Romário e Marlos – e os recifences sem Lucas Adolfo, Rayner Araújo e os americanos de destaque no ano passado – Joc Crawford e Alex A-Train, que fez metade dos pontos do time em 2017.

O papel de surpresa da Conferência em 2017 ficou com o Cavalaria 2 de Julho, que chegou aos playoffs. Os baianos, campeões do Torneio Velho Chico, tentarão manter o seu posto, mas serão perseguidos pelos outros componentes da Conferência: os potiguares Ufersa Petroleiros, Natal Scorpions e Bulls Potiguares, além dos paraibanos do Tropa Campina.

> Confira a tabela da Conferência Nordeste da BFA

> Guia da BFA – Conferência Centro-Oeste

> Guia da BFA – Conferência Sul

> Guia da BFA – Conferência Sudeste

Os times

Bulls Potiguares
Cidade: Natal/RN
Fundação: 2006
Melhores Campanhas: Quartas-de-finais nacionais (2013), Semifinais de conferência (2014 e 2016)
Última Temporada: [1-5] 6º colocado na conferência (3º grupo Norte)
Jogadores destaques: os americanos Ray Bradley (running back) e Omar Kharroub (quarterback), reforços para a temporada

O Bulls é um dos times mais tradicionais do Nordeste, mas no ano passado esteve mais próximo da briga para não ser o rebaixado para a Liga Nordeste. Com reforços americanos e um time entrosado, a equipe tenta voltar aos playoffs.

“Sem sombra de dúvidas (queremos voltar aos playoffs). O Bulls Potiguares é uma equipe gigante do nosso esporte no Brasil. O objetivo da diretoria e da comissão técnica, assim como o comprometimento do jogadores, é elevar o nível da nossa equipe e trazer de volta os tempos áureos do Bulls Potiguares”, afirmou Rafael Nathan, head coach do Bulls.

> Confira a tabela do Bulls Potiguares na BFA 2018

Cavalaria 2 de Julho
Cidade: Salvador/BA
Fundação: Outubro de 2008
Melhor campanha: Semifinal de conferência (2017)
Última Temporada: [4-3] Semifinal de conferência
Jogadores de destaque: Diego Fiaes (running back) e Elijah Freeman (quarterback)

Reforços: muitos jogadores saindo da base e nove jogadores vindo do Santana Red Bulls.

O Cavalaria 2 de Julho vem provando ser uma força na Conferência ao ter chegado aos playoffs no ano passado e vencido o Torneio Velho Chico neste ano. O time irá conseguir manter-se na posição e até ir além em 2018?

“Ano passado superamos a expectativa, mas desde o inicio da competição almejamos os playoffs, mesmo saindo de um ano apagado. Principalmente porque mantivemos a base da equipe e melhoramos no aspecto de coaching. Esse ano, ao meu ver, temos um calendário mais difícil, mas iremos sim buscar nos estabelecer como um contender dentro da Conferência. Também trouxemos de volta Elijah Freeman após a janela da primeira rodada. Ele deve estreiar no segundo jogo, contra o Scorpions em Natal. Ele já é conhecido dentro da equipe por ter passado uma pré-temporada conosco ano passado e esse ano vem para jogar o campeonato”, explicou o head coach Armando Chaves.

> Confira a tabela do Cavalaria 2 de Julho na BFA 2018

Ceará Caçadores
Cidade: Fortaleza/CE
Fundação: Dezembro de 2013
Melhores Campanhas: Vice-campeão de conferência (2016 e 2017)
Última Temporada: [6-2] Vice-campeão de conferência
Jogadores destaques: Ryan Deal (quarterback americano, reforço para a temporada), Eduardo Maranhão (running back) e Carlos Severo (defensive lineman).

O Ceará Caçadores é uma das forças da Conferência, mas perdeu as estrelas da dupla dos irmãos Reis: Romário, o quarterback, e Marlos, o wide-receiver, ambos no T-Rex. O time, no entanto, conseguiu manter o defensive lineman Carlos Severo (que estava na França) e o running back Eduardo Maranhão, destaque do Brasil x Argentina e que estava no Sorriso Hornets. Todo este cenário será suficiente para o time conseguir, pela primeira vez, o título de campeão da Conferência?

“Estamos focados em fazer um programa de futebol americano, para ter uma sustentabilidade a longo prazo. Temos hoje um terço dos atletas que não atuaram no ano passado, sendo que boa parte vieram do time de desenvolvimento. Passamos por uma fase de renovação sem sofrer tanto, trazendo atletas novos pelo tryout e formando líderes dentro do próprio plantel. Além disso, contamos com um quarterback americano (Ryan Deal) de ofício, que não é um wide-receiver improvisado”, explicou Bruno Rocha, head coach do Ceará Caçadores

> Confira a tabela do Ceará Caçadores na BFA 2018

João Pessoa Espectros
Cidade: João Pessoa/PB
Fundação: Janeiro de 2007
Títulos: Campeão Nacional 2015
Última Temporada: [9-1] Campeão de conferência / Vice-campeão nacional

Jogadores de destaques: Rodrigo Dantas (quarterback), Igor Nery (linebacker), Flavinho (defensive back) e Carlos Cox (defensive back e único americano no time)

Reforços na temporada: Lucas Adolfo (ex-Mariners), Túlio Albuquerque (ex-Mariners), Julio Acioly (ex-Mariners), Emerson Siqueira (ex-Mariners), Phelippe Dantas (ex-Ponte preta) e Breno Araújo (ex-Pirates)

O eterno campeão da Conferência Nordeste já ergueu o troféu nacional em 2015 e foi vice no ano passado. O grande objetivo é manter-se campeão do Nordeste, avançar nos playoffs e cumprir o seu papel de um dos potenciais finalistas da BFA.

“Todo ano é um desafio diferente. Se manter no topo do Nordeste não é nem um pouco fácil e a cada ano fica mais difícil. Esse ano, teremos que repor a saída de alguns jogadores (como o running back Everton Antero e o linebacker Jesus Emanuel, ambos no T-Rex), mas todos estamos muito confiantes e empolgados com esse desafio”, analisou Kevin Veloso, head coach do João Pessoa Espectros.

> Confira a tabela do Espectros na BFA 2018

Natal Scorpions
Cidade: Natal/RN
Fundação: 2008
Melhor Campanha: 3ª participação
Última Temporada: Campeão da Liga Nordeste
Jogadores destaques: Júnior Sena (LB), Livanaldo Barbosa (DL) e Ricardo Vicente (LB)

O campeão da Liga Nordeste volta à elite nordestina para tentar fazer um bom papel. A rivalidade com os outros dois times potiguares (Bulls e Petroleiros) pode turbinar suas performances.

“Alcançamos um grande resultado na Liga e nossas expectativas para a BFA são muito positivas. No entanto, procuro manter os pés no chão e trabalhar forte, sempre em busca da evolução individual e coletiva dos nossos atletas. A motivação é enorme, o nervosismo também, mas temos que nos manter concentrados para que possamos fazer nosso trabalho. Confio e acredito em cada um da Diretoria, da Comissão Técnica e principalmente em cada um dos Atletas. O nosso maior obstáculo sempre será o próximo e iremos forte pra cima de todos. Juntos somos mais fortes”, conclamou o head coach Eliezer Pires.

> Confira a tabela do Natal Scorpions na BFA 2018

Recife Mariners
Cidade: Recife/PE
Fundação: Dezembro de 2006
Melhor Campanha: Vice-campeão de conferência (2014 e 2015)
Última Temporada: [4-3] Semifinalista de conferência
Jogadores destaques: Jake Schimenz (quarterback americano, reforço para a temporada)

O Mariners chega reformulado para buscar sua missão de sempre: ser campeão da Conferência Nordeste, tirando do posto o grande rival João Pessoa Espectros. Resta saber se a versão 2018, com o surpreendente quarterback americano Jake Schimenz (vindo do Limeira Tomahawk), é melhor que a 2017 (turbinada pelo running back americano Alex A-Train)

Temos um trabalho de identidade a ser feito no time” – clique e confira a entrevista com Lucas David em nosso canal no Youtube

> Confira a tabela do Recife Mariners na BFA 2018

Tropa Campina
Cidade: Campina Grande/PB
Fundação: 2014
Melhor Campanha: 7º colocado na conferência (2017)
Última Temporada: [1-5] 7º colocado na conferência (4º lugar Grupo Norte)
Jogadores destaques: Martin McCoy II (defensive back americano, reforço da temporada), Roland Green (linebacker americano, reforço da temporada) e Raphael Melo (quarterback)

Novato em 2017, quando brigou para ficar na elite e conseguiu, o time tentará mostrar evolução na edição de 2018.

“O objetivo desse ano é superar a campanha do ano passado e almejamos o status de campeão. Queremos apagar o pensamento que o Tropa é apenas mais um time e que vai lutar apenas para permanecer na BFA. Buscamos novas parcerias para conseguir chegar nesse objetivo e conseguimos fechar com a UNIFACISA, que é uma instituição que busca a excelência no ensino e agora também nos esportes. Devido a essa parceria, conseguimos contratar dois atletas americanos (Martin McCoy II e Roland Green) e vamos lutar pelo nosso espaço junto aos gigantes”, explicou o head coach Alfredo Gracio.

> Confira a tabela do Tropa Campina na BFA 2018UFERSA Petroleiros
Cidade: Mossoró/RN
Fundação: Janeiro de 2008
Melhor Campanha: 5º colocado na conferência (2017)
Última Temporada: [3-3] 5º colocado na conferência
Jogadores destaques: Lucas Vinícius (quarterback) e Mikael Almeida (wide-receiver)

A equipes já tem uma certa tradição na Conferência, mas ainda não conseguiu ultrapassar o patamar de chegar aos playoffs. Será neste ano?

“Na minha opinião, falta a mentalidade vencedora e concentração. Não sei te dizer se era falta de um trabalho específico ou basicamente cultural do grupo de atletas. Este ano, de diferente, além de algumas táticas e treinamentos novos que trouxe da minha experiência como coach auxiliar numa High School no Canadá em 2017, procurei trabalhar a concentração e foco dos atletas nos treinos. Fazer com que estejam focados nos quarto quartos do jogo e não em apenas três e em um acabar entregando o jogo”, analisou o head coach Armando Gomes.

> Confira a tabela do UFERSA Petroleiros na BFA 2018

27 COMENTÁRIOS

  1. Uma errata, o Bulls Potiguares foi campeão nordestino na edição de 2009, sendo assim, o único time além do João Pessoa Espectros a ser campeão do Nordeste de Futebol Americano.

  2. Comentário:Estou ansioso pra ver o espectros brilhando novamente e chegar a mais uma final da bfa,#Gofantasmas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here