Galo derrota Locomotiva e conquista Campeonato Mineiro

4
698
Álvaro Fadini foi o grande destaque do Minas Bowl Foto: Tiago Munden

Após três edições (2008, 2012 e 2016), o Campeonato Mineiro de Futebol Americano tem um novo campeão. O Locomotiva, hoje com as cores do América, não conseguiu manter seu reinado e sucumbiu ao elenco que é o atual campeão brasileiro da modalidade. Com um primeiro quarto perfeito e arrasador, o Galo Futebol Americano confirmou seu favoritismo na conturbada edição do estadual e levantou a taça ao vencer o Minas Bowl por 50 a 14.

Como foi o Minas Bowl

O Galo FA saiu na frente já no começo do jogo em um retorno monstruoso de Rudá, que correu mais de 70 jardas praticamente em uma linha reta pelo meio do campo. Chaw garantiu o extra-point para o elenco que é o atual campeão brasileiro: 7 a 0.

A defesa do Galo também estava ligada já no início do jogo, com um sack-fumble. Após o punt do Locomotiva, com a bola novamente nas mãos, o Galo chegou à redzone em linda corrida de Rafael Fadini. Em seguida, Álvaro passou com perfeição ao wide-receiver Thiago: Chaw garantiu a dobra do placar – 14 a 00.

O América Locomotiva conseguiu, na sequência, segurar o ímpeto do Galo e o time que representa o Atlético Mineiro no futebol americano não chegou a endzone em nova campanha. Na tentativa do field goal de Chaw, a bola foi para fora. Se o atual tricampeão não conseguia ficar no ataque, a defesa permaneceu barrando uma evolução fácil da ofensiva comandada por Álvaro Fadini, o MVP do último Brasil Bowl.

Mesmo não evoluindo mais de forma tão instantânea, o Galo chegou de novo na endzone na acrobática recepção do wide-receiver João Conrado: 21 a 0 com mais um chute certeiro de Chaw, a última ação do primeiro quarto.

O wide-receiver Conrado fez de tudo para garantir o touchdown para o Galo FA
Foto: Chiarini Jr.

O segundo quarto começou com novo avanço do Galo FA, que não estava tão afiado no ataque, sem passes completos e até mesmo com um fumble no handoff de Álvaro para Moreno. Em uma terceira para 15 jardas, o quarterback forçou um passe para Conrado, que desta vez não conseguiu ficar com a bola. No field goal, Chaw garantiu mais três pontos para o alvinegro: 24 a 00.

O roteiro se repetiu: o ataque do Locomotiva não avançou e a defesa tentou impor alguma resistência ao ataque do Galo, mas sem sucesso. Na goal line, Moreno entrou na endzone e Chaw garantiu o 31 a 00 ainda no segundo quarto.

No terceiro quarto, o América Locomotiva finalmente chegou ao campo de ataque com um lindo passe de Gute para o wide-receiver Arthur. Em jogada inspirada de todo o time, com a linha ofensiva protegendo o play action de Gute e o tight-end Marcos Jugurta fez o touchdown. A conexão se repetiu para a conversão de dois pontos: 31 a 08 para o Galo.

O Galo reagiu com uma campanha sólida e um passe de 40 jardas de Álvaro para Thiago: novo sucesso de Chaw e 38 a 08 para o alvinegro. O Galo ampliou após lindas conexões de Álvaro para Rudá, mas quem entrou na endzone foi o wide-receiver Kikito. Chaw errou o seu primeiro extra-point, o placar ficou 44 a 08 e a mercy rule foi decretada pelo referee Guilherme Cohen.

O América Locomotiva respondeu em uma campanha elétrica, que culminou com o touchdown de 35 jardas de passe de Gute para Pikachu, que anulou a mercy rule (que só entra em ação com a diferença de mais de 35 pontos). A tentativa de conversão não teve sucesso e o placar foi a 44 a 14.

E quem abriu o placar, fechou: Rudá, um dos mais experientes wide-receiver da história do FABR, recebeu a bola de Álvaro e entrou na endzone. Sem a conversão de dois pontos, foi o wide-receiver carioca que decretou os números finais do Minas Bowl: 50 a 14 para o Galo FA.

O que vem por aí?

As equipes agora tem pouco menos de um mês para se prepararem para a BFA, o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. O Galo FA, que no ano passado foi campeão com as cores do (Sada) Cruzeiro, irá estrear contra o Vila Velha Tritões, no dia 21 de julho. Já o América encara o Botafogo Reptiles na mesma data.

> Confira a página especial da BFA

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSoldiers derruba Drones e encara Gorillas na final
Próximo artigoRex abate Hawks e defende tetra contra Istepôs
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

4 COMENTÁRIOS

  1. […] A equipe mineira, que comemora 12 anos em 2018, iniciará sua oitava participação em campeonatos da primeira divisão do futebol americano no Brasil, com foco e preparação para seu kickoff. “Estamos nos preparando, desde o início do ano para esta partida, pois sabemos das dificuldades que teremos que enfrentar neste primeiro jogo,” comenta Thiago Paranhos, presidente e running back do América. O Locomotiva tem como retrospecto recente o vice-campeonato mineiro diante do Galo FA. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here