Em reviravolta, Cruzeiro retorna ao Campeonato Mineiro

3
719
Foto: Chiarini Jr

Em julgamento realizado na noite desta quinta-feira (24/05) pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol Americano de Minas Gerais, o recurso do Cruzeiro Imperadores foi acatado e o time está de volta ao Campeonato Mineiro. Por quatro votos a dois, o TJD entendeu que a denúncia que causou a exclusão da equipe já havia sido julgada em outra ação e não caberia outro entendimento.

No julgamento da Comissão Disciplinar do TJD na semana passada (17/05), a equipe havia sido condenada e excluída do Campeonato por dois votos a um pelas inscrições irregulares dos atletas Jesus Emanuel e Lucas Teodoro.

Como fica o campeonato

Com a reviravolta, o Cruzeiro Imperadores volta ao Campeonato Mineiro no wildcard, já que o W.O. da primeira rodada contra o Pouso Alegre Gladiadores permanece. Ainda não há datas para remarcar os jogos dos wildcards que aconteceriam neste final de semana.

Campeonato Mineiro terá o seguinte formato com o retorno do Cruzeiro… teremos mais surpresas?

Entenda o caso

Na denúncia número 2 recebida pelo TJD-MG, o Cruzeiro foi acusado de duas irregularidades: a de inscrição irregular do kicker Amílcar Neto (que estaria inscrito na SPFL e no Campeonato Mineiro de forma simultânea) – pelo qual o time foi condenado a pagar multa e W.O. – e pela inscrição irregular (com adulteração de dados) dos atletas Lucas Teodoro e Jesus Emanuel. Naquele momento, foi entendido que não havia provas suficientes para condenação, o que causou a absolvição por unanimidade.

Na denúncia número 4 recebida pelo TJD-MG, Lucas Teodoro e Jesus Emanuel foram novamente objeto de denúncia, agora pela participação na partida contra o Contagem Inconfidentes. A nova denúncia chegara com provas e o time fora condenado e excluído do Campeonato.

No entanto, como apontado na última matéria sobre o tema, cabia o recurso no Pleno do TJD, realizado na noite de quinta e que reintegrou o time ao Campeonato Estadual. O entendimento dos votantes é que como o time já havia sido absolvido na ação 2, a denúncia já havia sido julgada, não cabendo nova ação sobre o caso. Este entendimento já havia sido aplicado por um dos votantes (voto vencido no 2 a 1) na Comissão Disciplinar do TJD do julgamento de 17 de maio.

Veja o vídeo do julgamento que devolveu o Cruzeiro ao campeonato abaixo, em transmissão feita na página do Facebook do TJD-MG

Posted by TJD / MG – Futebol Americano on Thursday, May 24, 2018

Ainda mais alterações podem ocorrer

Novas notícias ainda podem surgir no campeonato, já que na página do TJD-MG consta uma nova denúncia contra o Galo FA, que também poderia acarretar em exclusão da equipe do Campeonato Mineiro. A denúncia ainda não tem data de julgamento prevista na pauta do TJD-MG.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCavalaria 2 de Julho é campeã do Torneio Velho Chico
Próximo artigoTimes lançam EFL e abandonam Campeonato Mineiro
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

3 COMENTÁRIOS

  1. […] A decisão do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva que restabeleceu o Cruzeiro Imperadores no Campeonato Mineiro não foi bem recebida por todas as outras equipes. Entendendo que houve irregularidade e adulteração na inscrição de dois atletas do Cruzeiro na denúncia 4 apresentada no TJD, que, antes do recurso, havia excluído do time azul da competição, os times entendem que a punição deveria ser mantida. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here