ABRAFA surge como resposta dos atletas à regra de transferência

1
165
Jogadores lançam ideia de associação para representar seus direitos Arte: ABRAFA (Facebook)

Diante do “congelamento” das transferências determinado pela CBFA e a consequente definição de uma regra geral para o procedimento no futebol americano nacional, os jogadores tomaram a decisão de criar uma associação que os representasse de agora em diante.

Hoje, foi lançada Associação Brasileira de Atletas de Futebol Americano através de uma página de Facebook. A ação foi tomada para conscientizar os atletas da importância da criação formal da Associação diante do crescimento do esporte e da necessidade de regulação. “A ABRAFA está sendo criada para proporcionar representatividade àqueles que fazem o esporte acontecer no Brasil, dando voz aos mesmos nas principais decisões da modalidade”

> Confira a convocação feita pela recém-criada entidade

Saiba mais sobre a ABRAFA

Como ela vai funcionar?
A ABRAFA é uma associação sem fins lucrativos e funcionará como um órgão de representação dos atletas. Em conjunto com todos associados, avaliaremos quais as necessidades atuais desses atletas e quais medidas poderão ser tomadas para a defesa dos mesmos.

Todas as diretrizes serão baseadas no estatuto, que será elaborado, e será submetido aos interessados em uma assembléia que ainda será marcada. Por isso a importância de preencherem o formulário que foi divulgado para que a convocação atinja o maior número de atletas possível.

Qual intenção?
A intenção é que a voz dos atletas seja ouvida pelos times, federações e confederação, evitando que decisões, por mais bem intencionadas que sejam, prejudiquem os atletas de forma geral. Além disso, a ideia é que a atuação da ABRAFA se paute na defesa dos interesses da classe, que hoje ainda não é profissional, apesar da necessidade crescente de profissionalização.

Cobrarão taxa?
Isso será decidido no momento de aprovação do estatuto. Como a associação não possui fins lucrativos, caso seja aprovada a cobrança de qualquer taxa ou contribuição, a mesma servirá tão somente para custear as despesas administrativas da instituição.

De onde virá?
Também será decidido na assembleia quando da aprovação do estatuto com a ciência e considerações de todos os atletas associados presentes.

Onde e em quais medidas pretende atuar?
A ABRAFA pretende atuar representando os atletas frente à CBFA, às federações estaduais, o Poder Público e onde mais houver interesses da classe de atletas do futebol americano envolvidos. A ideia é dar voz aos atletas e participar da tomada de decisões, quando for possível, ou, quando não for, garantir que elas não os prejudiquem.

Quais atletas estão sendo procurados?
A iniciativa da associação surgiu de um grupo já grande de atletas, os quais atuam em diversas regiões e times do Brasil. Diante disso, este grupo resolveu se unir e convocar todos os atletas no tocante a divulgação deste movimento para instituição de um órgão (associação) capaz de representá-los. Todos os atletas estão sendo convocados, o que inclui praticantes masculinos e femininos, além de todas as modalidades, flag, no pads e full pads.

> Leia artigo de Lucas Rossetti sobre o tema

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVocê é livre para ir!
Próximo artigoCampeonato Carioca terá Flamengo, Vasco e final no Engenhão
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here