HP vence clássico e paranaenses se classificam para os playoffs

2
61
Em primeiro plano, o head coach do Paraná HP, Carlos Copi Jr. Foto: Patri von

Em mais uma partida que entrará para a história do futebol americano no estado do Paraná, Coritiba Crocodiles e Paraná HP foram para os gramados neste domingo (17) por mais uma partida válida pela temporada regular da Brasil Futebol Americano. Com a vitória dos bicampeões paranaenses pelo placar de 23 a 12, o HP foi o terceiro time a garantir sua vaga para a pós temporada.

Mesmo com a derrota, por conta da vitória do Timbó Rex contra o São José Istepõs, o Coritiba Crocodiles também passou para a próxima fase. Desta forma, as quatro vagas da conferência Sudeste foram preenchidas: Timbó Rex (5-0), Santa Maria Soldiers (4-1), Paraná HP (3-2) e Coritiba Crocodiles (3-2).

O jogo

A partida começou quente. Logo na primeira campanha do HP, a defesa do Coritiba Crocodiles conseguiu recuperar um fumble e colocar seu ataque em ótima posição de campo. Os crocodilos souberam capitalizar o turnover. Lucas Mullet cortou as trincheiras para entrar na endzone e anotar seu touchdown. Ponto extra não convertido (06×00)

Depois de uma tentativa sem sucesso de pontuar, o time de especialistas do HP foi para o campo chutar o punt de retorno. Na tentativa de ganhar algumas jardas, Lucas Mullet acabou sofrendo um fumble, forçado por Bisnaga. Da mesma forma como o Crocodiles soube capitalizar no turnover, o HP também chegou ao seu touchdown. Com passe preciso de Mateus Rosa para Andre Sequinel, os bicampeões paranaenses passaram à frente no placar após ponto extra convertido por Lucas Copi. (06×07)

Um pouco antes do apito de final do primeiro quarto, Lucas Copi ainda acertou no meio do Y um field goal, aumentando a vantagem do HP para quatro pontos. (06×10)

No segundo quarto o Crocodiles voltou a ficar na frente depois de mais um touchdown terrestre, só que desta vez foi Drew Branks que conseguiu excelente corrida, de quarenta jardas. Na mesma campanha, Drew já havia conquistado outra grande corrida de dezoito jardas, além de dois passes completos. Sem sucesso na conversão de ponto extra. (12×10)

Atrás no placar e com pouco tempo no relógio para o final do primeiro tempo, o HP teve seu time de especialistas novamente fazendo a diferença, conseguindo bloquear o punter do Crocodiles e, mesmo com a recuperação da bola para os crocodiles, o time de ataque do HP entrou em campo com uma ótima posição de campo, na linha de 17 jardas para o touchdown. Mateus Rosa encontrou Afonso Miguel no terceiro andar para anotar mais seis pontos para o HP. Ponto extra convertido por Lucas Copi. (12×17)

Na volta do intervalo, a partida deu uma desacelerada no ritmo frenético que foi o primeiro tempo. As únicas pontuações feitas nos últimos vinte e quatro minutos de confronto foram dois chutes de field goal convertidos por Lucas Copi, que foi responsável por 11 dos 23 pontos do HP na partida. (12×23)

Final de jogo: Coritiba Crocodiles 12 x 23 Paraná HP

 

Derrotados, mas classificados

Antes da rodada começar, três equipes brigavam pelas duas vagas de playoffs restantes na conferência Sudeste.

Mesmo com a derrota neste domingo (17) o Coritiba Crocodiles conseguiu sua classificação para a próxima fase da Brasil Futebol Americano após vitória do Timbó Rex, contra o São José Istepôs.

Com os resultados, o Crocodiles está com 3 vitórias e 2 derrotas e o Istepôs com 2 vitórias e 3 derrotas. Restando somente uma rodada para o final da temporada regular, os catarinenses só conseguiriam igualar o número de vitórias dos paranaenses e, neste caso, o critério de desempate seria o confronto direto, vencido pelo Crocodiles por 20 a 06.

Outro cenário possível é um empate triplo entre Coritiba Crocodiles (3-2), São José Istepôs (2-3) e Paraná HP (3-2); com os três times chegando ao retrospecto de 3 vitórias e 3 derrotas. Neste caso, o critério de desempate seria “Maior número de vitórias nos confrontos entre as equipes empatadas”, já que na conferência Sudeste a força de tabela das equipes é igual.

Como o Istepôs perdeu para o Crocodiles e HP na temporada regular, ele estaria também nesse cenário fora dos playoffs.

Crocodiles garante classificação para os playoffs da BFA | Créditos: Tony Soto
Próximas partidas

O Coritiba Crocodiles volta aos gramados da BFA no último sábado do mês de setembro, dia 30, quando enfrentam o Timbó Rex, única equipe invicta da conferência sul. Já o Paraná HP viaja até Caxias do Sul para enfrentar o Juventude F.A, que venceu neste final de semana o Brown Spiders e garantiu sua permanência na elite do futebol americano nacional.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here