Guia Playoffs da BFA: Conferências Nordeste e Centro-Oeste

0
78

Trinta equipes fizeram parte da primeira edição da Brasil Futebol Americano, mas somente dezesseis times passarão para os playoffs da competição. A BFA já está no final de sua temporada regular e, atualmente, 11 times já garantiram sua vaga para a próxima fase.

Com cinco vagas ainda para serem preenchidas e diversas dúvidas sobre as chances de cada time, criamos este guia com o que cada equipe precisa fazer para melhorar suas posições de classificação, conseguir sua vaga para os playoffs ou até mesmo para fugir do rebaixamento.

Conferência Nordeste

O Espectros permanece como o único invicto da Conferência Nordeste. Créditos: Anderson Silva

Já temos os quatro classificados para os playoffs no Nordeste (Caçadores, Espectros, Mariners e Cavalaria). Portanto, os jogos restantes definirão os seeds dos classificados e quem cairá para a Liga Nordeste em 2018.

Ceará Caçadores (4-1) [ainda jogará contra o Recife Pirates – 23/09]

A classificação do Ceará Caçadores veio depois de vitória fora de casa contra o Recife Mariners, pelo placar de 14 a 23. Para os cearenses, a melhor colocação possível é o primeiro seed. Para isso, o time precisa vencer o Recife Pirates na última rodada e torcer pela vitória do Recife Mariners contra o João Pessoa Espectros. Com este cenário, o titulo da divisão Norte ficaria com o Caçadores e da divisão Sul com o Mariners, mas como o Caçadores venceu o Mariners na temporada regular, ele ficaria com a primeira posição geral da conferência Nordeste.

UFERSA Petroleiros (2-3) [ainda jogará contra o Tropa Campina – 23/09]

A equipe de Mossoró já não possui mais chances de se classificar para a próxima fase da competição, assim como está livre da possibilidade de rebaixamento.

Bulls Potiguares (1-4) [ainda jogará contra o Cavalaria 2 de Julho – 16/09]

Os touros já não possuem mais chances de classificação para os playoffs, mas a equipe potiguar ainda corre o risco de rebaixamento. Para fugir da queda, o time depende somente de si, já que uma vitória contra os baianos da Cavalaria 2 de Julho asseguram o Bulls na elite do futebol americano nacional. Em caso de derrota, o time deve torcer para que o Pirates não derrote o Caçadores em seu último jogo para não decidir quem cai em um inédito sorteio.

Tropa Campina (1-4) [ainda jogará contra o UFERSA Petroleiros – 23/09]

Os estreantes na elite do futebol americano nacional ainda possuem chances de mínimas de serem rebaixados. O time de Campina Grande, no pior cenário possível, cai em um empate tripo: se o Tropa e o Bulls Potiguares perderem na última rodada e o Recife Pirates vencer o Ceará Caçadores, os três times empatarão em 1-5 (Tropa, Bulls e Pirates).

Pelo regulamento, o primeiro critério de desempate é a força de tabela, que corresponde a soma de vitórias dos adversários de cada time, dividido pelo número de jogos que no caso desta conferência são 6. Como Bulls e Pirates terão enfrentado os quatros classificados e o Tropa Campina apenas três (não enfrentou o Espectros), o Tropa seria o rebaixado.

 

João Pessoa Espectros (5-0) [ainda jogará contra o Recife Mariners – 17/09]

Os fantasmas garantiram sua classificação para a próxima fase depois da contundente vitória contra o Recife Pirates pelo placar de 64 a 00. Os Espectros são os únicos ainda invictos na conferência Nordeste e ficarão com o seed 1 dos playoffs se vencerem o Recife Mariners, na última rodada da temporada regular. Os fantasmas são os únicos que dependem somente de si para garantir a primeira posição geral da conferência.

Recife Mariners (4-1) [ainda jogará contra o João Pessoa Espectros – 17/09]

Os pernambucanos cravaram sua vaga nos playoffs depois da vitória deste final de semana contra o Bulls Potiguares, pelo placar de 26 a 06. Com o resultado, o Mariners chegou a sua quarta vitória na competição e ainda podem ficar na primeira posição geral da conferência Nordeste se vencerem o Espectros e o Caçadores perder para o Recife Pirates.

O cenário é simples, já que uma vitória contra o Espectros coroa o Mariners como campeão da divisão e uma derrota do Caçadores contra o Pirates deixa o time cearense com 4-2 na temporada regular.

Cavalaria 2 de Julho (3-2) [ainda jogará contra o Bulls Potiguares 16/09]

Já classificado para os playoffs, a Cavalaria fez história ao garantir pela primeira vez uma classificação de um time baiano para os playoffs de uma competição nacional no futebol americano. Como o time foi derrotado na temporada regular para Recife Mariners e João Pessoa Espectros, já está automaticamente na quarta posição geral e enfrentará o seed 1 na próxima fase.

Recife Pirates (0-5) [ainda jogará contra o Ceará Caçadores 23/09]

Os piratas de Pernambuco ainda possuem chances matemáticas de fugir do rebaixamento. Além do cenário descrito no tópico sobre o Tropa Campina, há mais um: para isso, o time precisa vencer o Ceará Caçadores e ainda depender de determinados resultados para o Bulls Potiguares preencher a vaga para a Liga Nacional 2018. O cenário que salva o Pirates, neste caso, é através de sorteiro, já que a tabela da equipe é igual ao dos touros.

Como não houve confronto entre Pirates e Bulls, os critérios de desempate são;
1. Maior força de tabela entre as equipes empatadas; [critério igual]
2. Maior número de vitórias nos confrontos entre as equipes empatadas; [critério igual já que os adversários são os mesmos]
3. Maior saldo de pontos nos confrontos entre as equipes empatadas; [não houve duelo entre Pirates e Bulls]
4. Sorteio.

Conferência Centro-Oeste

A vitória por 38 a 00 sobre o Campo Grande Predadores garantiu o Arsenal nos playoffs da Conferência Centro-Oeste
Foto: Júnior Martins

Tudo quase definido no Centro-Oeste: o que falta é saber quem cairá para a Liga Nacional no ano que vem, além da terceira e quarta posição dos playoffs.

Cuiabá Arsenal (3-0) [ainda jogará contra o Goiânia Rednecks 16/09]

Os cuiabanos já estão classificados para a próxima fase e, independente do resultado na última rodada, estão garantidos na primeira posição da conferência, devido a vitória no confronto direto contra os Tubarões, por 29 a 22.

Tubarões do Cerrado (3-1)

A vitória na última rodada contra o Sinop Coyotes, por 42 a 00, garantiu para o Tubarões do Cerrado a segunda colocação na conferência Centro-Oeste. A posição garante para os brasilienses o mando de campo no primeiro jogo dos playoffs, algo inédito para a equipe.

Goiânia Rednecks (1-2) [ainda jogará contra o Cuiabá Arsenal 16/09]

O Goiânia Rednecks já está classificado e pode garantir a terceira posição da conferência Centro-Oeste se vencer seu último confronto da temporada regular contra o Cuiabá Arsenal.

Campo Grande Predadores (1-3)

O Campo Grande Predadores já fez suas quatro partidas pela temporada regular da Brasil Futebol Americano e espera o resultado da partida entre Cuiabá Arsenal e Goiânia Rednecks para saber seu destino na competição. Uma vitória do Goiânia Rednecks garante a permanência dos campo-grandenses na elite do futebol americano nacional, já que levam a vantagem no confronto direto contra o Sinop Coyotes; se o Cuiabá Arsenal vencer o duelo, o Campo Grande Predadores está rebaixado, pois o time sul-mato-grossense ficaria atrás no quesito saldo de pontos entre os três confrontos.

Goiânia Rednecks 33 x 23 Campo Grande Predadores
Campo Grande Predadores 19 x 17 Sinop Coyotes
Sinop Coyotes 19 x 12 Goiânia Rednecks

#3 Sinop Coyotes (+5)
#4 Goiânia Rednecks (+3)
#5 Campo Grande Predadores (-8)

Sinop Coyotes (1-3)

A situação dos Coyotes é bem parecida com a do Campo Grande Predadores, já que o time de Sinop fez suas quatro partidas de temporada regular e aguarda resultado de Cuiabá Arsenal e Goiânia Rednecks para saber se vai ou não para os playoffs. Uma vitória do Arsenal classifica o time de Sinop; já a vitória do Goiânia Rednecks rebaixa os Coyotes para a Liga Nacional 2018.

> Confira tudo sobre a BFA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here