Paixão pelo Futebol Americano: conheça Jonathan Busarello

0
198
Jonathan com seus pais

Todos praticantes do futebol americano no Brasil sabem o quanto o esporte é apaixonante. Basta um primeiro contato com a bola oval para ela não sair mais das nossas vidas. Talvez isso explique o grande crescimento do número de atletas e o nascimento de novas equipes a cada dia no País.

Mas o que o difere tanto de outros esportes que faz com que as pessoas se apaixonem? Claro que existem muitos fatores e cada um tem uma razão diferente. Mas hoje contarei a história de um dos maiores fãs do FABR: Jonathan Busarello.

Jonathan, de 24 anos, é cadeirante devido a uma paralisia cerebral que sofreu quando nasceu e que afetou somente sua parte motora. Ele sempre gostou de acompanhar todos os esportes até que, no dia 24/11/2014, sua irmã ganhou ingressos para ver a semifinal do Torneio Touchdown entre Rex e Botafogo Reptiles em Timbó.

“A minha irmã ganhou ingressos e não queria ir sozinha. Ela me convidou, mas eu não queria ir de jeito nenhum porque eu era muito ligado ao futebol de bola redonda. A insistência foi tão grande que então eu fui. Foi amor à primeira vista e desde então, sempre que posso, vou” conta Jonathan.

No final do jogo, ele já havia se apaixonado pelo esporte quando notou algo: sentiu um clima de amizade e respeito que a muito tempo não via. Além disso, percebeu que a equipe que acabara de ser derrotada por 51 pontos de diferença, em um jogo que valia vaga na final do campeonato nacional, estava em campo socializando com os jogadores e a torcida adversária. Naquele dia, teve certeza que o futebol americano era diferente.

Ele tirou fotos com os atletas de ambas as equipes e, até hoje, uma das suas diversões após todos os jogos do Rex é colecionar fotos com atletas e torcedores adversários.

“Não assisto outros esportes nos estádios devido a violência. Esse maravilhoso esporte mudou totalmente minha vida porque eu fiz várias amizades e conheci muitos times.  Todos eles demonstraram muita atenção comigo mesmo quando são derrotados. Eu posso ir tranquilamente nos jogos do FABR porque nunca teve briga entre torcidas. Por isso me apaixonei por esse esporte.”

Mas não é somente o Jonathan que se beneficia com a força do futebol americano: os próprios jogadores dos times veem nele e em toda a família uma vontade e energia positiva muito especial, o que acaba emocionando equipes inteiras, como o Botafogo Reptiles, que um ano após ao primeiro encontro, presenteou Jonathan com uma camisa do time.

“Quando percebi que o nosso presente gerou um sorriso daquele, foi fenomenal. Isso paga qualquer esforço que fazemos dentro desse esporte” declarou Duda Duarte, treinador do Reptiles.

Jonathan posa feliz com a camisa que ganhou de presente do Reptiles

Hoje, muitos que jogam contra a equipe do Rex em Timbó fazem questão de tirar uma foto com o emblemático torcedor timboense, que se diverte e, além de fazer novas amizades, aumenta a coleção das camisas que vai ganhando a cada jogo.

Jonathan fez questão de deixar um recado que vale muito para que o esporte continue crescendo no Brasil: “Galera do FA: Vamos mostrar o que é torcer, porque se brigarmos vamos estragar o espetáculo dos atletas dentro de campo. Se continuarmos unidos, podemos transformar o país do soccer no país do Futebol Americano. Com certeza isso não é somente o meu sonho, é o de todos que respiram futebol americano nesse país.”


Confira algumas fotos que Jonathan guarda com carinho

Taça da Superliga de 2016 conquistada pelo Rex
Dino e Blue estão na coleção de fotos
Paraná HP
O troféu de campeão do Torneio Touchdown 2015 está na lista
Brown Spiders
Com as Cheerleaders da Lusa em 2015
Após o “Lama Bowl” com o Flamengo F.A
Na semifinal da conferência Sul da Superliga 2016 com o Istepôs
Temporada regular do catarinense 2017 com o Black Hawks

 

Somente uma parte da coleção FABR de Jonathan

 

Vestindo a camisa e tirando foto com o maior rival do Rex, o Jaraguá Breakers.

 

Transmissão Rex e Juventude

Sábado 05/08, o Salão Oval transmitirá a partida entre Timbó Rex e Juventude FA as 14h30 diretamente em nossa página no facebook com narração de Victor Francisco e comentários de Cacá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here