Copa Norte começa amanhã em Manaus

1
49
O roraimense Boa Vista Nordics será o visitante da Conferência Oeste da Copa Norte, em Manaus. Foto: Deved Pires

A Copa Norte é uma iniciativa das federações do Amazonas e Pará para integrar a região Norte no cenário nacional do futebol americano. E a demonstração disso é integrar os próprios times periféricos a estas federações dentro da Copa. Manaus e Belém são os pólos, com três times cada, mas Roraima e o Maranhão (estado nordestino, mas com mais proximidade de Belém) também tem seus representantes: o Boa Vista Nordics e o MAC Tupinambás, respectivamente.

“A Copa Norte foi criada em virtude de um certo esquecimento das equipes do Norte quando foram criadas as novas ligas, a BFA e a Liga Nacional. É um projeto de incluir o futebol americano do Norte do País no cenário nacional. Além disso, ela vem mostrar mais estrutura e um nível técnico elevado e irá fomentar o esporte em nível regional”, explica Renner Silva, Coordenador Geral da Copa Norte.

> Confira os times participantes e as chaves da Copa Norte

Estreia em Manaus

Com duas Conferências, a Copa Norte começará pelo Oeste, em Manaus. Campeão amazonense pela primeira vez no ano passado, o North Lions irá encarar o tradicional Nacional Cavaliers, que ficou em terceiro no 11º estadual, em 2016. “A Copa Norte de fato se tornou um sonho para o Lions. Primeiramente, é importante parabenizar aqueles que fizeram parte e encabeçaram este projeto, a Fefaam (Federação de Futebol Americano do Amazonas) e a Fepafa (Federação Paraense de Futebol Americano). Estamos treinando muito para os jogos, sabemos das qualidades dos times e não queremos nenhum favoritismo”, analisa Lucas Alencar, presidente do North Lions.

Do lado do tradicional Cavaliers, o presidente Alessando Pinto enfatiza o histórico de pentacampeão amazonense: “O Cavs vem para tentar mostrar este poderio dele durante esses onze anos de existência, apesar de ser um time com muitos novatos. Mas nunca a safra foi tão boa. Queremos passar pelo Lions e depois possivelmente pelo Broncos, tentando provar essa nossa superioridade aqui no Norte em mais uma competição”.

Já o vice-campeão amazonense Tarumã Broncos prega mais cautela contra o atual campeão roraimense, o Boa Vista Nordics: “Não nos consideramos favoritos, respeitamos muito a equipe do Nordics. Não conhecemos muito do sistema de jogo deles, o que nos deixa muito cautelosos por conta disso. Por ser uma competição eliminatória, a obrigação é de ambos”, explica Wellington Gonçalves, presidente do Tarumã Broncos.

O Boa Vista Nordics assume a responsabilidade sobre a importância da partida para o futebol americano em Roraima, como contou ao Salão Oval o secretário da equipe e capitão da defesa Vírgílio Júnior, o “Goku”: “Sim, este é o jogo mais importante do futebol americano roraimense, representando a inserção de nosso estado no cenário nacional. Estamos nos preparando forte para a partida e viajando com 40 atletas”.

Além da Conferência Oeste, que começa amanhã, a Conferência Leste conta com as equipes do Vingadores, Legião e Belém Titans, locais, e o MAC Tupinambás, de São Luis (MA). Estas equipes jogaram em Belém no próximo dia 20.

Copa Norte

Jogos na Vila Olímpica de Manaus:

9h – Tarumã Broncos x Boa Vista Nordics

14h – North Lions x Nacional Cavaliers

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAGENDA FABR – 12 e 13 de Agosto
Próximo artigoPatriotas domina Corinthians Steamrollers e vence a primeira em casa
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here