Como a FCFA surpreendeu o FABR em 2017

0
131
Foto: Facebook FCFA

As transmissões ao vivo pelas redes sociais ainda são relativamente novas e são uma ferramenta que podem ajudar muito no crescimento dos esportes amadores e o futebol americano no Brasil está aproveitando muito bem este momento.

O maior exemplo que temos hoje no país vem da FCFA (Federação Catarinense de Futebol Americano) que, pela primeira vez na história do FABR, transmitiu todas as partidas de um campeonato ao vivo pela internet através de sua página no Facebook e do canal no Youtube.

Para realizar esta grande tarefa com poucos recursos, a FCFA, através do seu presidente Ricardo Pizetta, conseguiu uma parceria muito importante com a BT Produções, de Itajaí, uma empresa que já oferecia o serviço de transmissões online pela região sul do Brasil. O empresário Beethoven G M Junior aceitou o desafio proposto por Pizetta e juntos embarcaram em uma jornada que começou no dia 01 de Abril e terminou na grande final do campeonato, o SC BOWL XII, no dia 25 de Junho.

Os detalhes da jornada digital

Os números falam por si só: já no lançamento do campeonato, a Federação organizou um evento com a participação de todas as equipes filiadas, mídia especializada e local. Foram 18 técnicos trabalhando na estrutura de som, iluminação e vídeo; 170 metros cabos lineares de alumínio; o palco teve uma estrutura de 12 metros de largura por 4 metros de altura e 78 canhões de luz para dar uma iluminação especial ao evento.

A transmissão foi realizada através do Youtube e teve mais de 1.800 visualizações. Durante as partidas, toda uma estrutura era montada para fazer com que as transmissões tivessem a melhor qualidade para os internautas: pelo menos 4 câmeras para possibilitar diferentes ângulos eram disponibilizadas; além disso, a equipe de narração recebia com antecedência um “release” com todas as informações dos times e faziam seu trabalho de dentro de suas cabines com acesso a todas as imagens geradas, e não somente com a visão do campo.

“Durante a fase regular, rodei mais de 2.000 quilômetros com meu carro e carregamos mais de 1,3 km de cabos”, afirmou Beethoven, quando questionado se era muito trabalhoso montar a estrutura de transmissão.  Ele também nos disse que a FCFA começou o campeonato com 8.906 curtidas na página do Facebook; hoje, são mais de 11.700 e os números continuam crescendo.

Outros números que impressionam são os de visualizações total do campeonato: 240 mil pessoas acompanharam as partidas ao vivo. Pizetta afirmou que quer continuar as transmissões no campeonato de 2018 e que pretende difundir o esporte cada vez mais no estado: a sua intenção é conseguir bons investidores para melhorar cada vez mais a promoção e realização dos eventos da FCFA e, assim, poder auxiliar as equipes com uma melhor estrutura na divulgação do futebol americano em Santa Catarina e no Brasil.

Mundial de 2015 transmitido pela internet

Na Copa do Mundo de Futebol Americano de 2015 realizada pela IFAF na cidade de Canton/OH nos EUA, a ESPN fez a transmissão de todas as partidas do Brasil através do watchespn com o sinal liberado até para os que não eram assinantes do canal. No primeiro jogo foram mais de 25 mil visualizações. O SC BOWL, este ano, teve mais de 28 mil.

Confira uma entrevista realizada com o time de narradores da FCFA no SC BOWL XII

 

Na semana dos playoffs do catarinense, recebemos Beethoven e Pizetta em nosso programa semanal, o Hangout, que acontece todas as Quartas-Feiras as 21hs, confira como foi:

 

Vídeo de Lançamento do Campeonato Catarinense 2017:

 

Transmissão do SC BOWL XII na página da FCFA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here