Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano começa neste final de semana

0
89

O maior Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano fullpads já realizado começa neste final de semana e terá a participação de seis equipes divididas em dois grupos.

Grupo A: as estreantes do Curitiba Silverhawks e do Brasília Pilots, além das atuais campeãs brasileiras, do Sinop Coyotes Feminino

Grupo B: as meninas do Big Riders FA, que nas últimas duas edições atuaram representando o Vasco da Gama Patriotas, as estreantes do Spartans Football e as bicampeãs de 2014 e 2015, que desta vez virão com o nome de Fluminense Cariocas Futebol Americano

Classificam as duas primeiras colocadas de cada grupo. Nas semifinais, a primeira colocada do grupo A enfrenta a segunda o B e a primeira do B joga contra a segunda do A. As vencedoras destes confrontos se encontrarão na grande final.

Esta será a 4ª edição do torneio que começou em 2014 com o nome de Torneio End Zone (TEZ), com a participação de apenas três equipes: Cariocas FA, Cuiabá Angels e Confiança Alfa – as cariocas saíram com o título. Em 2015, elas conquistaram o bicampeonato do TEZ, vencendo o Vasco da Gama Patriotas na final. A competição também contou com a participação de Aracaju Alfa e Corinthians Steamrollers. Em 2016, já com o nome de Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, a competição teve um formato de todas contra todas e vencia quem tivesse a melhor campanha. A equipe do Sinop Coyotes surpreendeu a todos e foi a campeã após uma campanha igual a do Cariocas FA e Vasco da Gama Patriotas, com 2 vitórias e 1 derrota, só que com um saldo de pontos melhor. O Corinthians Steamrollers foi a outra equipe participante.

Conheça as equipes participantes:

Big Riders FA

Elas se fundiram com o Vasco no ano de 2012, mas foram a primeira equipe de futebol americano feminino do país, fundada em julho de 2004. Também fora as primeiras campeãs cariocas. A única com títulos em diversas modalidades do esporte como areia 7×7, areia 9×9, grama 9×9 e beach flag, além de terem sido vice-campeãs brasileiras em 2015.

Fluminense Cariocas Futebol Americano

Anteriormente com o nome de Cariocas FA após uma fusão entre Botafogo Flames e Fluminense Guerreiras, foram bicampeãs brasileiras em 2014 e 2015 e vice-campeãs no ano passado perdendo no saldo, por apenas dois pontos de diferença para o Sinop Coyotes. São ainda consideradas a grande força do Futebol Americano Feminino e agora voltam às origens representando novamente o Fluminense Football Club

Sinop Coyotes Feminino

Treinadas por Douglas Pitbull, um dos destaques do time masculino dos Coyotes, a equipe feminina da cidade de Sinop, localizada no norte do Mato Grosso, estreou no ano passado e surpreendeu a todos conquistando o título do campeonato. Este ano, a expectativa é a conquista do bicampeonato.

Curitiba Silverhawks

O time é uma derivação do Guardian Angels, que recomeçou em 2015 como Brown Spiders Feminino. No começo de 2017, elas decidiram desvincular de times masculinos porque acreditam que obterão em um melhor desenvolvimento e autonomia da equipe.

Brasília Pilots

A novata equipe do Distrito Federal, fundada no ano passado, é o primeiro time de FA feminino da região a jogar um campeonato fullpads. A comissão técnica conta com a ajuda de ex-atletas e jogadores dos times masculinos da capital federal.

Spartans Football

O Spartans feminino começou no flag em 2008 e se tornou referência em São Paulo. Em 2011, venceram seu primeiro campeonato, o Challenge Weekend; em 2012, foram vice-campeãs do Paulista de Flag 5×5 e campeãs da Taça Capital,
torneio interestadual realizado em Brasília, que contava com participação das equipes Cuiabá Angels, Campo Grande Cobras e Brasília Alligators. A expectativas é obter o mesmo rendimento no fullpads.

> Confira classificação e tabela de jogos da competição

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here